Campeonato Carioca

Reviravolta! Boavista recupera pontos no Tribunal e Volta Redonda está rebaixado

TJD-RJ aceita recurso do Verdão e devolve parte da pontuação

Volta Redonda tem apenas uma vitória no Campeonato Carioca
Volta Redonda tem apenas uma vitória no Campeonato Carioca |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Reviravolta no Campeonato Carioca. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro aceitou o recurso do Boavista, que havia perdido sete pontos pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme, e anulou parte da punição. Desta forma, o Volta Redonda, que brigava com o Verdão na parte de baixo da tabela, está rebaixado à Série A2 do Estadual.

Quando sofreu a punição inicial, a equipe de Saquarema foi lançada ao último lugar, com -1 ponto. Dentro de campo, o time se recuperou e alcançou o Volta Redonda, penúltimo colocado, chegando à última rodada com cinco pontos ganhos cada - com vantagem do Boavista nos critérios de desempate, por ter mais vitórias.

O cenário estava armado para a rodada final, neste final de semana. No entanto, na noite desta quinta-feira (10), o TJD-RJ julgou o recurso e considerou válida a alegação do clube - que afirmou que parte da suspensão foi cumprida no Sub-20. Assim, o Tribunal anulou parte da pena, devolvendo três pontos ao Boavista na classificação.

O processo se deu em duas ações distintas - apesar de analisadas em conjunto. A equipe foi punida em quatro pontos na partida contra o Vasco, sendo um pelo empate e três pela punição, e mais três pontos na derrota para o Flamengo. Foi neste segundo caso que a  5ª Comissão Disciplinar anulou a perda de pontos, mantendo apenas a multa do primeiro jogo.

Novo cenário

Desta forma, o Boavista vai a 8 pontos na classificação, três acima do Volta Redonda - mas não pode mais ser alcançado devido ao número de vitórias: são três contra apenas uma do Voltaço, restando apenas uma rodada em disputa. Assim, caso não haja nenhuma reviravolta extracampo, a equipe da Cidade do Aço disputará a segunda divisão ainda 2022.

O Volta Redonda não pode, inclusive, recorrer da decisão - já que não está anexado ao processo. A ação foi aberta por Bangu, Nova Iguaçu e Madureira. Apenas eles podem requisitar uma nova avaliação - algo que, até o momento, nesta sexta-feira (11), não aconteceu. 

Neste sábado (12), o Boavista recebe o líder Fluminense, às 16h, no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá. Já o Volta Redonda, no mesmo horário, visita a Portuguesa, no Estádio Luso-Brasileiro. 

< 'Jogada da Globo para contratar ele de novo', diz Suzana Vieira sobre Arthur Céu é o limite: preço da gasolina surpreende motoristas em Niterói <